CIFA

XI Fórum Social PanAmazônico – FOSPA

Aconteceu nos dias 12 a 15 de junho o XI Fórum Social PanAmazônico - FOSPA) nas cidades de Rurrenabaque e San Buenaventura - Bolívia.

Os temas trabalhados se desenvolveram em diferentes espaços entre uma cidade e outra. Foram cinco temas geradores:

 1. Povos indígenas e população amazónica, divididos em 4 mesas de trabalhos;

 2. Mãe terra, com 5 mesas de trabalhos;

 3.  Extrativismo e alternativas, 5 mesas de trabalhos;

 4.  Resistência das mulheres, 2 mesas de trabalho.

 Cada mesa de trabalho tinha seu tema específico e apresentava a realidade do seu território, como também levantava proposta, os temas más relevantes se discutia na grande mesa do tema gerador, para poder o grupo apresentar uma proposta concreta no trabalho final do FOSPA.

Destas mesas de trabalho muitos gritos: para que se parem com os grandes projetos de infraestruturas, responsáveis pela destruição da natureza, contaminação dos rios, extermínio dos povos e do ecossistema. A Amazônia está sob ameaça permanente de desaparecer. Até hoje 17% da Amazônia está desmatada e outro 17% adicional ja se degradou. Se ultrapassarmos o limite de 25% de desmatamento, poderia iniciar um processo de auto regulação, no qual a Amazônia se tornaria um ecossistema semelhante a uma savana, com consequências devastadoras. Se não forem tomadas medidas imediatas, estima-se que 30% da Amazônia estaria perdida até 2030.

É hora de agir!

É hora de se juntar e unir forças.

Nós somos agua, somos a terra, somos a vida.


Colaboração: Ir. Aline Santos