CIFA

História de Nossa Senhora de Nazaré

Salve Nossa Senhora de Nazaré, a Rainha e Padroeira da Amazônia! Em várias partes do Brasil, sua devoção é parte da vida de muitos fiéis, sendo celebrada no Pará, no Tocantins, em Brasília, no Maranhão, no Piauí, em Pernambuco, em Rondônia, no Amapá, em São Paulo, em Minas Gerais e em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Primeiro, seria importante lembrar que é uma devoção nascida em Portugal, onde, segundo a tradição, uma imagem esculpida pelo próprio São José teria sido levada para a Espanha e, após uma batalha, levada para Portugal, concedendo ao guerreiro português Dom Fuas Coutinho, almirante da esquadra portuguesa, um milagre, conforme conta a lenda de Nazaré.

Aqui no Brasil, no entanto, sabemos que a sua maior devoção se expressa no Pará, especialmente na procissão do Círio de Nazaré. É tão forte que já é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Participam mais de dois milhões fiéis.

A Santa Sé, em 1792, autorizou a realização da procissão no dia 8 de setembro. O primeiro Círio então foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. Porém, não havia uma data fixa. Ela poderia ser realizada em setembro, outubro ou novembro. Somente em 1901, o Bispo Dom Francisco determinou que fosse celebrada no segundo domingo de outubro.

Em Saquarema (RJ), por outro lado, a celebração continua sendo em setembro. Como a imagem foi encontrada por um pescador em uma das colinas no dia 8 de setembro, permanece sua celebração neste mesmo dia, perto do “Costão” onde estava inicialmente. Lá foi construída uma Igreja, e desde 1630 celebra-se a sua devoção.

Saquarema é o berço da devoção à Senhora de Nazaré no Brasil. Até aos dias de hoje a verdadeira e única imagem encontra-se na sua matriz sendo cercada de amor, e encontra-se revestida com seu tradicional e rico manto, símbolo desta devoção, reinando através dos séculos com quase 400 anos de história, fé e devoção.

 

A história dos festejos em honra à Virgem de Nazaré em Manaus surgiu em  1914 na então Vila Municipal, atual bairro Adrianópolis. Em 1915 ocorreu a primeira procissão do Círio de Nazaré na capital do Amazonas. E se realiza até os dias de hoje. E símbolos que marcam a festa do Círio de Nazaré em Manaus são: A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, ornada com muitas flores; A corda que representa a união do sofrimento, da fé, da crença, da penitência, erguida pelos romeiros durante a procissão, em homenagem à Maria de Nazaré, desde 1866, considerada pelos fiéis como um elo entre os devotos e a Santa Virgem de Nazaré; A Berlinda, simples objeto que conduz a imagem de Nossa Senhora, é a personificação de veneração dos promesseiros à Mãe de Jesus, a berlinda da Virgem de Nazaré é protegida por um grupo muito especial, chamado de “Guarda da Virgem da berlinda”; O Manto, a cada procissão é sempre um novo manto envolvendo a imagem de Nossa Senhora; Os Promesseiros, muitos participam da procissão descalços, outros vestem seus filhos de anjos, caminham segurando a corda, distribuem água, carregam pequeninas casas ou objetos de cera que representam as graças e curas alcançadas; e Hinos e cânticos de Nossa Senhora.

 

Oração a Nossa Senhora de Nazaré

 

Ó Virgem Imaculada de Nazaré, fostes na terra criatura tão humilde a ponto de dizer ao Anjo Gabriel: "Eis aqui a escrava do Senhor! ” Mas por Deus fostes exaltada e preferida entre todas as mulheres para exercer a sublime missão de Mãe do Verbo Encarnado. Adoro e louvo o Altíssimo que vos elevou a esta excelsa dignidade e vos preservou da culpa original. Quanto a mim, soberbo e carregado de pecados, sinto-me confundido e envergonhado perante vós. Entretanto, confiado na bondade e ternura do vosso coração imaculado e maternal, peço-vos a força de imitar a vossa humildade e participar da vossa caridade a fim de viver unido, pela graça, ao vosso divino Filho, Jesus, assim como vós vivestes no retiro de Nazaré. Para alcançar essa graça, quero com imenso afeto e filial devoção saudar-vos como o Arcanjo São Gabriel: "Ave Maria, cheia de graça..."Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós.